Valtrian HCT Bula

Metformed 500 e 850 mg – Bula de Metformed 500 e 850 mg

Indicação

Para que serve?

O Metformed é um medicamento antidiabético de uso oral, que associado a uma dieta apropriada, é utilizado para o tratamento do diabetes tipo 2, isoladamente ou em combinação com outros antiadiabéticos orais, como por exemplo aqueles da classe das sulfonilureias.

Além disso, pode ainda ser utilizado para o tratamento do diabetes tipo 1 em complementação à insulinoterapia e na Síndrome dos Ovários Policísticos, condição caracterizada por ciclos menstruais irregulares e frequentemente excesso de pelos e obesidade.

Posologia

Como usar?

O comprimido de Metformed deve ser engolido inteiro, com um copo de água, da seguinte forma:

  • 1 comprimido de manhã, no café da manhã, em caso de toma única diária;
  • 1 comprimido de manhã, no café da manhã e outro à noite ao jantar, em caso de duas tomas por dia;
  • 1 comprimido de manhã, no café da manhã, outro ao meio dia, no almoço e o último à noite, no jantar, em caso de três tomas diárias.

As doses e o número de comprimidos a tomar devem ser estabelecidos pelo médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são problemas digestivos como náusea, vômito, diarreia, dor na barriga, perda de apetite e alterações no paladar.

Além disso, com menos frequência também podem ocorrer acidose lática, vermelhidão e coceira na pele, urticária, queda dos níveis de vitamina B12 no sangue e alterações no fígado.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser usado em pessoas com alergia à metformina ou aos outros componentes da fórmula, com problema de funcionamento do fígado ou dos rins, diabetes não controlada, hiperglicemia ou cetoacidose graves.

Além disso, o Metformed também é contraindicado em casos de desidratação, infecção grave, tratamento para problemas cardíacos, ataque cardíaco recente e de problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias.

Também não deve ser usado se forem ingeridas bebidas alcoólicas em excesso, se a pessoa tiver sido submetida a cirurgia eletiva de grande porte ou a exame utilizando meio de contraste contendo iodo.

O Metformed também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou a amamentar sem autorização do médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Metformed pode provocar acidose lática, particularmente se os rins não estiverem funcionando normalmente, devendo-se parar de tomar o medicamento de imediato, uma vez que a acidose lática pode levar ao coma.

A função dos rins deve ser avaliada antes de se iniciar o tratamento com Metformed e regularmente depois, pelo menos uma vez ao ano, se se estiver com a função renal normal e de duas a quatro vezes ao ano, se os níveis séricos de creatinina estiverem no limite superior da normalidade, e caso se trate de um idoso.

Tomar Metformed juntamente com outros medicamentos para o tratamento da diabetes que possam causar hipoglicemia pode aumentar o risco de desenvolvimento de hipoglicemia, ocorrendo sintomas tais como fraqueza, tonturas, suores, batimentos cardíacos acelerados, perturbações da visão ou dificuldades de concentração e nestes casos é útil comer ou beber algo contendo açúcar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Metformed contém metformina, que pertence a um grupo de medicamentos denominados biguanidas.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite que os tecidos do corpo absorvam a glicose do sangue e a usem para produzir energia ou armazená-la para uso posterior. Em pessoas com diabetes, o pâncreas não produz insulina suficiente ou o corpo não é capaz de utilizar adequadamente a insulina que produz, levando a um aumento da glicose no sangue.

O Metformed ajuda a baixar o nível de glicose no sangue para um nível tão normal quanto possível. Em estudos clínicos, o uso de metformina foi associado à estabilização do peso corporal ou a uma modesta perda de peso.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de superdose com Metformed, pode ocorrer acidose lática.

Composição

Cada comprimido de Metformed 500 mg contém:

Cloridrato de metformina________________________500 mg*

Excipientes q.s.p__________________________1 comprimido

*equivalente a 390 mg de metformina base.

(Excipientes: povidona, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, dióxido de silício e estearato de magnésio).

Cada comprimido de Metformed 850 mg contém:

Cloridrato de metformina________________________850 mg*

Excipientes q.s.p__________________________1 comprimido

*equivalente a 663 mg de metformina base.

(Excipientes: celulose microcristalina, povidona, estearato de magnésio).

Laboratório

.

Dizeres legais:

Reg. MS 1.4381.0070 | Farm. Resp.: Charles Ricardo Mafra | CRF-MG 10.883



Fonte

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.