Indicação
Para que serve?
O Biovir é usado em terapia combinada antirretroviral, no tratamento de infecções causadas por HIV em pessoas que pesam pelo menos 14 kg.
Posologia
Como usar?
A dose recomendada de Biovir depende do peso corporal da pessoa, assim:
Adultos e adolescentes com pelo menos 30 kg: A dose recomendada de Biovir é de um comprimido duas vezes ao dia. O intervalo entre as doses de Biovir deve ser de 12 horas.
Crianças com peso entre 21 a 30 kg: A dose recomendada de Biovir é de metade de um comprimido ranhurado pela manhã e de um comprimido inteiro no final da tarde.
Crianças com peso entre 14 a 21 kg: A dose recomendada de Biovir é de metade de um comprimido ranhurado duas vezes ao dia. O intervalo entre as doses de Biovir deve ser de 12 horas.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são hiperlactatemia, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, dor muscular, tontura, diarreia, manchas vermelhas e placas pelo corpo, queda de cabelo, dor nas juntas, distúrbios musculares, fadiga, mal-estar generalizado e febre.
Com menos frequência, também pode ocorrer anemia, neutropenia e redução de plaquetas. Se diminuir a produção de seus glóbulos vermelhos, podem manifestar-se sintomas como cansaço e dificuldade para respirar, enquanto a redução dos glóbulos brancos do sangue torna o organismo mais vulnerável a infecções, se sua contagem de plaquetas estiver baixa, podem aparecer hematomas com mais facilidade.
Além disso, também pode ocorrer aumento de determinadas enzimas do fígado no sangue.
Contraindicações
Quando não devo usar?
O Biovir comprimidos está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade previamente demonstrada a qualquer componente do produto ou quetenha contagem muito baixa de glóbulos brancos ou de glóbulos vermelhos.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
O tratamento com Biovir não demonstrou reduzir o risco de transmissão do HIV por contato sexual ou transfusão de sangue, por isso deve-se continuar a tomar as devidas precauções para prevenir o contágio.
Antes de fazer o tratamento com Biovir, deve-se falar com o médico na presença de problemas nos rins ou no fígado.
A redistribuição, o acúmulo ou a perda de gordura corporal podem ocorrer em pessoas que recebem tratamento antirretroviral combinado, por isso é recomendável falr com o médico caso se percebam alterações no peso corporal.
Além disso, este medicamento não deve ser usado na gravidez nem na amamentação.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
O Biovir pertence a um grupo de medicamentos antivirais, também conhecidos como antirretrovirais, chamados de inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos, que são usados para tratar infecções causadas pelo HIV.
O Biovir reduz a quantidade de HIV no corpo, mantendo níveis baixos desse vírus e aumenta a contagem de células CD4. Essas células fazem parte de um dos tipos de glóbulos brancos do sangue e desempenham papel importante na defesa e na manutenção do sistema imunológico, bem como no combate às infecções.
Este medicamento demonstrou reduzir bastante o risco de progressão da doença provocada pelo HIV.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Não se identificou nenhum sintoma nem sinal específico após superdosagem aguda do medicamento, além dos já descritos como efeitos adversos. Não houve mortes, e todos os pacientes se recuperaram.
Entretanto, em caso de superdosagem, deve-se procurar socorro médico o mais rápido possível.
Composição
Cada comprimido revestido contém:
Lamivudina____________________________________150 mg
Zidovudina____________________________________300 mg
Excipientes q.s.p.__________________________1 comprimido
(Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, polietilenoglicol e polissorbato).
Laboratório
GlaxoSmithKline Brasil Lda.
– SAC: 0800 701 2233
Dizeres legais:
MS: 1.0107.0214 Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira CRF-RJ Nº 18875
Leave a Comment