Café: Faça verdadeiras obra de artes
Café – Uma bebida indispensável, quem não gosta de tomar aquele cafezinho, todos dias logo pela manhã.
Cada pessoa tem a sua maneira de fazer o seu café muitas usam o filtro de papel. e na maioria das vezes o mesmo é jogado no lixo. Algumas artesãs descobriram, uma maneira de reaproveitá lo e criaram verdadeiras obras de artes.
Você olhou a imagem deste post e pensou que trata-se de artesanato feito com couro, enganou-se. Como sempre, o assunto de ordem aqui é café. A partir de agora teremos um espaço para divulgar o trabalho de pessoas que utilizam o café como arte. E, confesso, há objetos super interessantes e muita gente boa produzindo arte com o café como matéria prima.
Assim que se aposentou, a funcionária pública mineira Júnia Diniz Lopes foi morar no Espírito Santo. O artesanato tornou-se a nova atividade exercida por ela. Na ocasião, Júnia bordava, mas com uma amiga aprendeu a técnica de aplicação de filtro de café em objetos.
O marido sempre consumiu bastante a bebida. Com o tempo, ela percebeu que o filtro de papel utilizado em casa ficava com uma tonalidade semelhante ao couro. A partir daí, passou a reutilizar o filtro e a borra em trabalhos artesanais.
A sua borra é utilizada para texturizar desenhos, como você pode observar os elefantes na tampa da caixa na imagem.
Com o aumento da produção, Júnia conta agora com a comunidade, pois o material que utilizava em casa não dava para todas as encomendas. Assim, ela convenceu vizinhos e amigos a trocar o coador de pano pelo filtro de papel e doá-lo para ela após a utilização, ainda com a borra do café.
Em meio a todo o trabalho, Júnia ainda desenvolve um projeto social, pois para pessoas de baixo poder aquisitivo ela doa os filtros de papel, o pó e as capacita para o processo da secagem do filtro, que antecede à produção . A intenção da artesã é arranjar parceiros para doarem filtros de papel e pó de café para pessoas carentes.
Hoje, ela e a amiga são sócias e trabalham juntas num atelier produzindo diversas peças como caixas, agendas, bolsas, porta retratos, entre outros objetos.
Incrível né? Em meio a crise que tal você pensar em ser uma artesã?
Fica dica.
Leave a Comment