X

Celestamine – Bula de Celestamine

Indicação

Para que serve?

O Celestamine é indicado no tratamento adjuvante das afecções alérgicas do aparelho respiratório, como asma brônquica grave e rinite alérgica, nas afecções alérgicas cutâneas, como dermatite atópica, dermatite de contato, reações medicamentosas e doença do soro, e nas afecções alérgicas inflamatórias oculares como ceratite, irite não-granulomatosa, coriorretinite, iridociclite, coroidite, conjuntivite e uveíte.

Posologia

Como usar?

A dose deve ser individualizada e ajustada de acordo com a condição sob tratamento e a resposta obtida. Quando os sintomas da alergia respiratória estiverem adequadamente controlados, deve ser considerada uma retirada lenta da associação e um tratamento isolado com um anti-histamínico.

Adultos e crianças maiores de 12 anos:

A dose inicial recomendada para adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos ou uma a duas colheres das de chá, 3 a 4 vezes por dia, após as refeições e ao deitar e a dose não deve exceder 8 comprimidos ou 8 colheres das de chá por dia.

Crianças de 6 a 12 anos:

A dose recomendada é de meio comprimido ou meia colher de chá, 3 vezes por dia e se uma dose diária adicional for requerida, deve ser administrada preferencialmente ao deitar. A dose não deve exceder 4 comprimidos ou 4 colheres das de chá por dia.

Crianças de 2 a 6 anos:

A dose inicial de Celestamine xarope é ¼ a meia colher de chá, 3 vezes por dia, com o ajuste da dose de acordo com a resposta da criança. A dose diária não deve exceder 2 colheres das de chá.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos relatados com o uso de corticosteróides incluem distúrbios eletrolíticos, musculoesqueléticos, gastrintestinais, dermatológicos, neurológicos, endócrinos, oftálmicos, metabólicos e psiquiátricos.

Os efeitos adversos associados ao maleato de dexclorfeniramina são sonolência leve a moderada, reações cardiovasculares, hematológicas, neurológicas, gastrintestinais, geniturinárias e respiratórias.

Efeitos adversos gerais, como urticária, exantema cutâneo, choque anafilático, fotossensibilidade, transpiração excessiva, calafrios, secura da boca, nariz e garganta têm sido relatados.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O celestamine está contraindicado em pessoas com infecção sistêmica por fungos, prematuros e recém-nascidos, pessoas que estejam recebendo terapia com inibidores da MAO e nos que demonstrarem hipersensibilidade a qualquer dos componentes de sua fórmula ou a fármacos de estrutura química similar.

A utilização de Celestamine durante a gravidez e lactação deve ser analisada pesando-se os riscos e os benefícios potenciais que possam advir de seu uso.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os efeitos dos corticosteróides são aumentados em pessoas com hipotireoidismo ou nos pacientes com cirrose e devem ser usados com cautela em pessoas com herpes simples ocular.

Os corticosteróides podem agravar uma possível instabilidade emocional existente ou possíveis tendências psicóticas e devem ser usados com cautela em portadores de colite ulcerativa não específica, se houver probabilidade de perfuração iminente, abcesso ou outra infecção piogênica, diverticulite, anastomose intestinal recente, ulcera péptica ativa ou latente, insuficiência renal, hipertensão arterial, osteoporose e miastenia gravis.

Os corticosteróides podem mascarar alguns sinais de infecção.

As pessoas que estão sob terapia com corticosteróide não devem ser vacinados contra varíola.

A terapia com corticosteróide na tuberculose ativa deve ser restrita aos casos de tuberculose disseminada ou fulminante, na qual o corticosteróide é usado em conjunto com um regime antituberculose apropriado. Se corticosteróides forem indicados a pessoas com tuberculose latente, é necessária observação clínica cuidadosa.

O maleato de dexclorfeniramina deve ser usado com cautela em pessoas com glaucoma de ângulo estreito, úlcera péptica estenosante, obstrução piloroduodenal, hipertrofia prostática ou obstrução do colo vesical, doenças cardiovasculares, entre as quais hipertensão, nos pacientes com pressão intra-ocular elevada ou hipertireoidismo.

As pessoas devem ser alertados quanto ao risco de dirigir veículos ou operar máquinas, uma vez que pode ocorrer sonolência, devida à presença do anti-histamínico.

A utilização de Celestamine durante a gravidez e lactação deve ser analisada pesando-se os riscos e os benefícios potenciais que possam advir de seu uso.

Crianças nascidas de mães que receberam doses substanciais de corticosteróides durante a gravidez devem ser observadas cuidadosamente quanto a sinais de hipoadrenalismo.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Celestamine reúne o efeito antiinflamatório e antialérgico da betametasona e a ação antihistamínica do maleato de dexclorfeniramina.

O uso combinado da betametasona e do maleato de dexclorfeniramina permite a utilização de doses menores de corticosteróides, com resultados semelhantes aos obtidos com doses mais altas de corticóide isoladamente.

O maleato de dexclorfeniramina, um anti-histamínico sintético largamente usado, antagoniza eficazmente vários dos efeitos da histamina.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

As reações de superdose podem variar desde depressão do Sistema Nervoso Central a sua estimulação. Pode ocorrer secura da boca, pupilas dilatadas e fixas, febre, rubor facial e sintomas gastrintestinais podem ocorrer.

Na criança podem ocorrer alucinações, incoordenação e convulsões tônico-clônicas.

Em adultos pode ocorrer um ciclo consistindo de depressão com torpor e coma, e uma fase de excitação levando a convulsões.

Composição

Celestamine Comprimidos

Cada comprimido contém:

Maleato de dexclorfeniramina_____________________2 mg

Betametasona_______________________________0,25 mg

Componentes inativos: gelatina, amido, lactose, estearato de magnésio e corante vermelho FDC nº3.

Celestamine Xarope

Cada 5 ml contêm:

Maleato de dexclorfeniramina_____________________2 mg

Betametasona_______________________________0,25 mg

Componentes inativos: propilenoglicol, sacarose, sorbitol, benzoato de sódio, ácido cítrico, cloreto de sódio, aroma artificial de morango e água.

Laboratório

Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica Ltda.

– SAC: 0800 011 7788

Dizeres Legais:

MS 1.0093.0017 | Farm. Resp.: Lucia Lago Hammes CRF-RJ 2.804
Sac: 08000117788

User Review
0 (0 votes)
Categorias: Bulas
Posts Relacionados
Leave a Comment

Este site usa cookies.