X

Ganciclovir – Bula de Ganciclovir

Ganciclovir bula

Indicação

Para que serve?

O ganciclovir sódico é indicado na manutenção do tratamento da inflamação da retina causada por citomegalovírus em pacientes portadores do vírus da AIDS, desde que a retinite esteja estável após terapia de indução.

Além disso, também é usado na prevenção de doença causada por citomegalovírus em portadores do vírus da AIDS com risco de desenvolver essa doença e em pessoas que receberam transplante de órgãos sólidos.

O citomegalovírus é um vírus que pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo a retina do olho.

Veja também essa matéria sobre os olhos: O que é, quais seus sintomas e tratamentos.

Posologia

Como usar?

O ganciclovir sódico deve ser administrado por infusão via intravenosa durante 1 hora, por um profissional de saúde.

Dose padrão para tratamento de retinite por citomegalovírus e para prevenção em receptores de transplante:

Terapia de indução: A dose recomendada é de 5 mg/kg a cada 12 horas em pacientes com função renal normal, por 14 a 21 dias para o tratamento da retinite e 7 a 14 dias para a prevenção em receptores de transplante.

Tratamento de manutenção: A dose recomendada é de 5 mg/kg, uma vez ao dia, sete dias/semana, ou 6 mg/kg, uma vez ao dia, por cinco dias/semana.

Dosagens especiais:

Em pacientes com disfunção renal e idosos, as doses de indução e manutenção de ganciclovir sódico devem ser ajustadas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Em pessoas com HIV positivo, os efeitos colaterais mais comuns são diminuição dos glóbulos brancos, anemia, diarreia, febre, candidíase, tosse.

Em pessoas transplantadas, as reações adversas mais comuns são diminuição global do número de células no sangue, dor de cabeça, alteração da mucosa, febre, diarreia, náusea, aumento da criatinina sérica, alterações da função do fígado, diminuição da concentração de magnésio, dermatite esfoliativa, aumento do ritmo do coração, hipotensão e presença de sangue na urina.

Outros efeitos adversos que também podem ocorrer são alergias, diminuição da fertilidade e alteração da função renal.

Contraindicações de Ganciclovir

Quando não devo usar?

O ganciclovir sódico não deve ser usado em pessoas com alergia conhecida ao ganciclovir, valganciclovir ou a qualquer outro componente da fórmula.

Devido à semelhança entre a estrutura química de ganciclovir sódico com aciclovir e valaciclovir, uma reação de hipersensibilidade cruzada entre esses medicamentos é possível.

Além disso, este remédio não deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a não ser que seja indicado pelo médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de se iniciar o tratamento com o ganciclovir, o médico deve-se certificar se a pessoa tem algum problema renal ou possui outras doenças ou alergias.

O ganciclovir sódico pode causar diminuição na contagem dos glóbulos brancos, tornando o organismo mais propício a infecções e suprimir a produção de plaquetas, aumentando o risco de hematomas e sangramentos.

Durante o tratamento com ganciclovir sódico, não se deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois a habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

O ganciclovir sódico possui efeitos no sistema reprodutor. Quando usado em homens, pode diminuir o número de espermatozoides no sêmen, que pode vir a ser total e irreversível. Nas mulheres, não apenas pode causar infertilidade, como o uso durante a gravidez pode causar malformações do feto.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O ganciclovir sódico é um medicamento antiviral que interrompe a reprodução do citomegalovírus e a sua invasão em células saudáveis.

Esse mecanismo pode prevenir a doença causada pelo citomegalovírus em pacientes com sistema imunológico debilitado ou pode diminuir a progressão da retinite.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A superdosagem com ganciclovir pode causar toxicidade evidenciada nos exames de sangue, alterações nos exames para avaliação da função do fígado e dos rins, dor abdominal, diarreia, vômitos, convulsões e tremores generalizados. Doses maiores que a recomendada podem levar a uma severa redução na contagem dos glóbulos brancos, podendo ser necessário hospitalização.

Composição

Cada frasco-ampola contém:

Ganciclovir sódico*______________________________546 mg

*equivalente a 500 mg de ganciclovir

Excipientes________________________q.s.p 1 frasco-ampola

(Excipientes: hidróxido de sódio).

Cada ampola de diluente contém:

Água estéril para injetáveis ________________________10 mL

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres legais:

M.S.: 1.0043.0762 | Farm. Resp.: Dra. Maria Benedita Pereira – CRF-SP 30.378

  • Texto
  • Matéria
  • Explicação
5
User Review
0 (0 votes)
Categorias: Bulas
Posts Relacionados
Leave a Comment

Este site usa cookies.