Indicação
Para que serve?
Nimesulida Gotas e Nimesulida 100 mg são indicados para combater a inflamação, a dor e a febre.
Nimesulida Gel dermatológica é indicado em processos inflamatórios de tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos como torções, contusões e distensões.
Nimesulida também é indicado como apoio no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide.
Posologia
Como usar?
Nimesulida Comprimidos:
A dose recomendada é de 50 a 100 mg, o que equivale a 1/2 a 1 comprimido respetivamente, duas vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia.
Nimesulida Gotas:
Cada gota contém 2,5 mg de nimesulida e cada mL de nimesulida contém 50 mg de nimesulida.
Administrar 1 gota, o que equivale a 2,5 mg por kg de peso, duas vezes ao dia, diretamente na boca da criança ou, se preferir, diluída em um pouco de água com açúcar.
Aconselha-se administrar nimesulida após as refeições.
Nimesulida Gel Dermatológico:
O nimesulida gel dermatológico é para uso no local e deve-se aplicar uma camada fina sobre o local afetado duas a três vezes ao dia, massageando levemente até que a cor do medicamento desapareça. A duração do tratamento é de 7 a 15 dias.
Nas primeiras horas após a aplicação da nimesulida não se deve lavar o local. O nimesulida gel dermatológico é para uso externo e não deve ser ingerido.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Nimesulida gotas e Nimesulida 100 mg
A nimesulida pode causar reações desagradáveis, tais como: dor de cabeça, sonolência, tontura, urticária, coceira, icterícia, perda de apetite, dor de estômago, enjoo, vômito, diarreia, diminuição do volume urinário, urina escura, diminuição da temperatura do corpo e asma, entre outras.
Além disso, podem ocorrer reações alérgicas. Também correram casos isolados de Síndrome de Stevens-Johnson e de hepatite aguda fulminante.
Nimesulida Gel Dermatológico
Algumas pessoas mais sensíveis ao medicamento podem apresentar reações alérgicas no local da aplicação, como inchaço, irritação e descamação da pele e em casos raros podem ocorrer reações alérgicas como asma.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Nimesulida gotas e Nimesulida 100 mg não deve ser utilizado em pessoas com:
- Conhecida hipersensibilidade à nimesulida ou a qualquer outro componente do medicamento;
- História de reações de hipersensibilidade em resposta ao ácido acetilsalicílico ou a outros fármacos anti-inflamatórios não esteroidais;
- Úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia gastrintestinal;
- Distúrbios de coagulação graves;
- Insuficiência cardíaca grave;
- Disfunção renal grave;
- Disfunção hepática.
O nimesulida gel dermatológico não deve ser utilizado em:
- Pessoas alérgicas a qualquer componente da fórmula, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios;
- Superfícies onde a pele esteja rachada, aberta ou com infecção local;
- Uso simultâneo com outros cremes tópicos;
- Mulheres grávidas ou em fase de amamentação, a não ser sob supervisão do médico.
Nimesulida gotas, Nimesulida 100 mg e Nimesulida gel dermatológico é contra-indicado em crianças menores de 12 anos.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Deve-se evitar tomar anti-inflamatórios não-esteroidais juntamente com nimesulida.
- Nimesulida gotas, Nimesulida 100 mg
Os idosos são particularmente sensíveis às reações adversas dos AINEs, incluindo hemorragia e perfuração gastrintestinal, dano das funções renal, cardíaca e hepática.
Com relação ao uso de nimesulida em crianças, ocorreram algumas reações severas, incluindo casos muito raros compatíveis com Síndrome de Reye.
O uso do medicamento por vias de administração diferentes da recomendada pode levar à não obtenção do efeito desejado e à ocorrência de reações desagradáveis.
Atenção diabéticos: este medicamento na forma de suspensão oral contém açúcar. As apresentações em forma de comprimido não contêm açúcar.
- Nimesulida gel dermatológico
Não se deve usar o produto em feridas, queimaduras, lesões abertas e infeccionadas ou outras condições semelhantes.
Deve-se também evitar o contato com os olhos e mucosas e em caso de contato acidental com os olhos, enxaguar imediatamente com água.
Após a aplicação de nimesulida no local, não se deve utilizar cremes que umedecem a pele, bronzeadores ou substâncias que contenham álcool, pois existe a possibilidade de manchar a roupa. Caso a roupa tenha contato com o produto, recomenda-se lavá-la com água quente e sabão neutro. Em caso de irritação no local, você deve suspender o tratamento.
Podem ocorrer com outros anti-inflamatórios não-esteroidais tópicos sensação de queimação e excepcionalmente foto dermatite.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
Nimesulida gotas e Nimesulida 100 mg alivia a dor, em adultos, dentro de 15 minutos após o uso oral. A resposta inicial para a febre, em adultos, acontece cerca de 1 a 2 horas após o uso do medicamento e dura aproximadamente 6 horas.
Nimesulida gel dermatológico age no local das inflamações e das dores em geral. O medicamento alivia a dor e diminui o inchaço (edema) no local inflamado.
Nimesulida serve para dor de garganta?
Sim. A nimesulida é analgésica e por isso pode ser usada na dor de garganta, mas só se recomendado pelo médico. Além disso é também antiinflamatório, tratanto a inflamação que está muitas vezes associada à dor nesta região.
Nimesulida serve para dor de dente?
Sim. A nimesulida é analgésica e por isso pode ser usada na dor de dente, mas só se recomendado pelo médico. Além disso é também antiinflamatório, tratanto a inflamação que está muitas vezes associada à dor nesta região.
Nimesulida dá sono?
Um dos efeitos secundários da nimesulida é a sonolência, por isso é provável que algumas pessoas que tomam este medicamento sintam algum sono.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
- Nimesulida gotas e Nimesulida 100 mg
Os sintomas após superdosagem aguda com AINEs são usualmente limitados à letargia, sonolência, náusea, vômito, dor epigástrica, alteração visual e tontura, que são geralmente reversíveis com tratamento de suporte.
Pode ainda ocorrer sangramento gastrointestinal, hipertensão, insuficiência renal aguda, depressão respiratória e coma, mas são raros.
- Nimesulida gel dermatológica
Intoxicação com nimesulida, como resultado de aplicação tópica de nimesulida não é esperada, principalmente porque os maiores níveis plasmáticos de nimesulida após a aplicação de nimesulida gel dermatológico estão muito abaixo daqueles encontrados após a administração sistêmica de nimesulida.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se ocorrer esquecimento de uma dose de nimesulida no horário estabelecido pelo médico, deve-se ingerir assim que for lembrado e seguir o esquema previamente proposto. Mas se já se estiver próximo ao horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e tomar a próxima, seguindo o esquema previamente proposto.
Não se deve tomar a medicação duas vezes para compensar a dose esquecida.
Composição
Nimesulida 50 mg/mL suspensão oral (gotas)
Cada 1 mL (20 gotas) de suspensão contém:
Nimesulida __________________________________50 mg
Excipientes_______________________________q.s.p. 1mL
(Excipientes: ácido cítrico, citrato de sódio diidratado, goma xantana, laurilsulfato de sódio, sacarose, sorbitol, aroma de acerola, metilparabeno, propilparabeno e água).
Nimesulida 100 mg comprimidos
Cada comprimido de nimesulida contém:
Nimesulida _________________________________100 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, docusato de sódio, estearato de magnésio, hiprolose, óleo vegetal hidrogenado, amidoglicolato de sódio).
Nimesulida Gel Dermatológico
Cada g do gel dermatológico contém:
Nimesulida________________________________20,00 mg
Excipientes q.s.p_______________________________1,0 g
(Excipientes: carbômer 934, metilparabeno, propilparabeno, trietanolamina, propilenoglicol, óleo de rícino, álcool isopropílico, água purificada).
Laboratório
Aché
– SAC 0800 701 6900
Dizeres Legais:
Nimesulida Gotas: MS – 1.1213.0389
Nimesulida Comprimidos: MS – 1.1213.0390 | Farmacêutico Responsável: Alberto Jorge Garcia Guimarães CRF-SP n° 12.449
Nimesulida Gel Dermatológico: MS -1.0583.0542 | Farm.Resp.: Drª Maria Geisa P. de Lima e Silva – CRF-SP nº 8.082