X

Profenid entérico 100 mg – Bula de Profenid entérico 100 mg

Profenid enterico 100 mg

Profenid entérico 100 mg – Bula

Indicação

Para que serve?

O Profenid entérico é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, indicado para o tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos, que são doenças que podem afetar os músculos, articulações e esqueleto, e é também indicado para o tratamento de traumatismos e de dores em geral.

Posologia

Como usar?

As cápsulas e os comprimidos devem ser tomados sem mastigar, com líquido suficiente, aproximadamente ½ a 1 copo, de preferência durante ou após as refeições.

A dose usual é de 150 a 200 mg por dia, dividida em 2 doses. Assim que se atingir o efeito terapêutico desejado, o tratamento deve ser mantido com a menor dose eficaz possível.

Em casos severos ou se uma resposta satisfatória não pôde ser obtida com doses menores, pode-se aumentar a posologia, desde que não se ultrapasse o máximo de 300 mg por dia.

Efeitos Colaterais de Profenid entérico 100 mg

Quais os males que pode me causar?

Embora sejam pouco frequentes, podem ocorrer efeitos colaterais como efeitos gastrintestinais, reações alérgicas, dermatológicas, respiratórias e reações anafiláticas, incluindo choque.

Além disso, pode também ocorrer fotossensibilidade, alopecia, erupções bolhosas incluindo síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, vertigem, parestesia, convulsões, sonolência, alterações do humor, visão embaçada, zumbidos, anormalidade nos testes de função renal, insuficiência renal aguda, nefrite intersticial, síndrome nefrótica, elevação dos níveis de transaminase, raros casos de hepatite, trombocitopenia, anemia devido à hemorragia, agranulocitose, aplasia medular, hipertensão, vasodilatação, dor de cabeça, edema, ganho de peso e alteração do paladar.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Profenid entérico não deve ser usado em pessoas com história de reações alérgicas, como crises asmáticas ou outros tipos de reações alérgicas ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não-esteroidais.

Além disso, também é contraindicado em pessoas com insuficiência cardíaca severa, histórico de úlcera péptica ou úlcera péptica ativa/hemorrágica, histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal, relacionada ao uso de AINES, insuficiência severa do fígado e dos rins, sangramento retal e gravidez.

Como outros agentes antiinflamatórios não-esteroidais, o cetoprofeno é contra-indicado em pacientes nos quais crises de asma, urticária ou rinite aguda são causadas pelo ácido acetilsalicílico ou por outros AINEs como paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina e naproxeno.

Este medicamento também é contra-indicado na faixa etária pediátrica, em grávidas e mulheres que estejam a amamentar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Recomenda-se extrema cautela na utilização deste medicamento, uma vez que pacientes com lupus eritematoso sistemico podem apresentar predisposição à toxicidade por AINEs no sistema nervoso central ou renal.

Deve-se ter cautela em pacientes que fazem uso concomitante de cetoprofeno e medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento ou úlcera, como corticosteróides orais, anticoagulantes como a varfarina, inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou agentes antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico.

A frequência das reações adversas aos AINES é maior em idosos, especialmente sangramento gastrintestinal e perfuração, que podem ser fatais.

Os pacientes devem ser advertidos sobre o risco de ocorrência de sonolência, tontura ou convulsão durante o tratamento e orientados a não dirigir veículos ou operar máquinas caso estes sintomas apareçam.

A ingestão de álcool pode aumentar o risco de toxicidade.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Profenid entérico​ tem como princípio ativo o cetoprofeno, de natureza não-esteroidal, que possui propriedades antiinflamatória, antitérmica e analgésica.

O cetoprofeno inibe a agregação plaquetária e a síntese das prostaglandinas.

Seu exato mecanismo de ação para o efeito antiinflamatório não é conhecido.

O comprimido de Profenid entérico​ possui um revestimento gastro-resistente, que evita o contato do medicamento com a mucosa do estômago, possibilitando uma melhor tolerabilidade.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A grande maioria dos sintomas que podem ser observados se ocorrer uma superdosagem de profenid entérico 100 mg são letargia, sonolência, náusea, vômito e dor epigástrica.

Em caso de superdose acidental, deve-se procurar imediatamente atendimento médico de emergência.

Em caso suspeito de superdosagem elevada, recomenda-se lavagem gástrica, devendo-se instituir tratamento sintomático e de suporte visando compensar a desidratação, monitorizar a excreção urinária e corrigir a acidose, caso necessário. Se ocorrer insuficiência renal, hemodiálise pode ser útil para remover o fármaco circulante.

Composição

Cada comprimido revestido de profenid entérico 100 mg contém:

Cetoprofeno___________________________________100 mg

Excipientes___________________________q.s.p 1 comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, dextrina, sacarose, polacrilina potássica, estearato de magnésio, opadry enteric YP-6-2125).

Laboratório

Sanofi

– SAC 0800-703 00 14

Dizeres Legais:

MS 1.1300.0271 | Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira – CRF-SP no 5854 | SAC: 0800-703-0014

User Review
0 (0 votes)
Categorias: Bulas
Posts Relacionados
Leave a Comment

Este site usa cookies.