Valtrian HCT Bula

Saxenda – Bula de Saxenda

 

Indicação

Para que serve?

Saxenda é um medicamento injetável, que ajuda a perder gordura e controlar o peso corporal, indicado para o tratamento da obesidade e excesso de peso em adultos.

Veja outros remédios que podem ajudar a emagrecer.

Posologia

Como usar?

A dose máxima recomendada de Saxenda para adultos é de 3 mg por dia, podendo ser administrada em qualquer altura do dia, independentemente do horário das refeições.

Quando estiver a inciar pela primeira vez o tratamento com Saxenda, é recomendada a administração de 0,6 mg por dia durante a primeira semana, devendo aumentar a dose diária nas semanas seguintes até que seja atingidos os 3 mg por dia, de acordo com as indicações da tabela seguinte:

Semana Dose Diária (mg)
1 0,6
2 1,2
3 1,8
4 2,4
5 e seguintes 3

A injeção diária de Saxenda deve ser administrada debaixo da pele do abdômen, coxa ou braço, nunca intravenosamente ou intramuscularmente, podendo o local e o horário das injeções ser mudado a qualquer altura, não havendo a necessidade de ajustar a dosagem. O tratamento com Saxenda nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e as doses e a duração do tratamento devem ser respeitados.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Saxenda incluem: náuseas ou enjoos, hipoglicêmia, diarreia, prisão de ventre, vômitos, dores de cabeça, perda de apetite, dispepsia, fadiga, tonturas, dores abdominais e aumento da concentração da lipase, problemas na vesícula biliar ou insuficiência renal, assim como câncer de mama e tireoide.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Saxenda é contraindicada: para o tratamento da diabetes tipo 2, se for administrado juntamente com insulina ou com Victoza, com outros medicamentos para o tratamento da obesidade ou outros medicamentos agonistas do receptor de GLP-1, a pacientes com doenças cardiovasculares ou pancreatite aguda, a pacientes com historial familiar de carcinoma medular da tiroide ou síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2, a pacientes alérgicos à liraglutide ou qualquer outro componente da fórmula, em crianças, mulheres grávidas ou amamentando e a pacientes com doença da vesícula biliar aguda, hipoglicêmia aguda, ritmo cardíaco acelerado, insuficiência renal, reações de hipersensibilidade ou com comportamento suicida.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Saxenda, tem na sua composição a Liraglutide, um composto que proporciona a redução de peso corporal através da diminuição da quantidade de calorias absorvidas pelo organismo. Após a absorção subcutânea de Saxenda, estima-se que a concentração máxima no sangue de Liraglutide seja atingida após 11 horas da administração da dose.

Liraglutide é um agonista do receptor de GLP-1, o que faz com que estimule a secreção de insulina e diminua a secreção de glucagon de uma forma dependente da glucose, o que pode conduzir a uma redução das concentrações de glucose no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O tratamento com Saxenda deve sem feito em conjunto com uma dieta baixa em calorias e prática de exercício regular. Para o caso do tratamento da obesidade, Saxenda só deve ser administrado a pacientes com um índice inicial de massa corporal igual ou superior a 30 Kg/m2. Para o caso do tratamento do excesso de peso, Saxenda só deve ser administrado a pacientes com um índice inicial de massa corporal igual ou superior a 27 Kg/m2, com doenças associadas, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, dislipidemia ou colesterol alto.

Durante o tratamento com Saxenda, não é conhecido o risco de aparecimento de Carcinoma Medular da Tiroide, pelo que o paciente deverá estar atento ao aparecimento de tumores da tiroide e sujeito a exames de rotina para a monotorização da calcitonina sérica.

Antes de tomar Saxenda informe o seu médico se estiver a tomar outros medicamentos, uma vez que Saxenda retarda o esvaziamento gástrico, podendo assim afetar a absorção de outros medicamentos quando administrados em conjunto.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A bula do medicamento não refere efeitos ou modo de atuação em caso de superdosagem com Saxenda.

O que fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Saxenda, deverá tomar a dose esquecida logo que lhe for possível ou se lembre, nunca administrando duas doses no mesmo dia ou aumentando a dose do dia seguinte.

No dia seguinte, deverá tomar a sua dose diária como de costume. Caso ocorra o esquecimento durante mais de 3 dias, deverá consultar o seu médico para que este lhe possa indicar como deverá recomeçar o tratamento.

Laboratório

Novo Nordisk S.A.

– Telf.: 1 844 363 4448

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.