X

Senan – Bula de Senan

Indicação

Para que serve?

Senan cápsulas é um medicamento indicado para o tratamento da prisão de ventre em adultos com ação laxante.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Senan 50 mg para adultos é de 1 a 3 cápsulas por dia, nunca excedendo a dose máxima de 3 cápsulas, 150 mg, por dia de extrato seco de Senna alexandrina com 40% de senosídeos. As cápsulas devem ser engolidas inteiras, sem mastigar, com um copo de água e com ou sem alimentos.

O tratamento com Senan 50 mg deve ser respeitado, e os horários, as doses e a duração do tratamento devem ser seguidos corretamente. A duração do tratamento com Senan deve ser decidida pelo seu médico, no entanto este não deve ser usado em tratamentos muito longos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais de Senan foram raros, no entanto os mais comuns incluem: cólicas abdominais, dores estomacais, vômitos, diarreia e câimbras musculares.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Senan é contraindicada: a menores de 12 anos, a pacientes alérgicos a qualquer componente da fórmula, a pacientes com obstrução intestinal ou processos inflamatórios devido a irritações da mucosa dos intestinos, a pacientes que pretendam fazer exames laboratoriais à urina e em mulheres grávidas ou amamentando.

Veja quando não se deve tomar laxantes e quais os riscos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Senan tem na sua composição senosídeos obtidos através dos frutos secos da planta Senna alexandrina Mill. Os senosídeos têm um efeito laxativo no organismo, uma vez que são compostos com uma ação irritante sobre a mucosa intestinal, sendo responsáveis por aumentar o movimento intestinal, acelerando assim o trânsito intestinal e reduzindo a absorção de líquidos do bolo fecal.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A administração de Senan não exclui a necessidade de adotar medidas gerais que previnam a prisão de ventre, como a redução alimentar, aumento da ingestão de água e consumo de fibras.

Antes de começar a tomar Senan deverá falar com o seu médico ou cirurgião-dentista caso esteja a fazer uso de outros medicamentos, incluindo mulheres em uso de anticoncepcionais, uso de outras plantas medicinais e fitoterápicos, uso de antiarrítmicos e glicosídeos cardiotônicos ou uso de diuréticos.

Mulheres grávidas ou amamentando e pacientes com doenças cardiovasculares devem consultar o médico ou cirurgião-dentista antes de tomar Senan, uma vez que os seus efeitos ainda não são totalmente conhecidos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem de Senan 50 mg, podem ser manifestados sintomas como dores abdominais acompanhadas de diarreia e de perda de potássio. Em caso de toma excessiva de Senan deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Senan deverá tomar a dose esquecida logo que lhe for possível. No entanto as doses de Senan nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos, pelo que, se já estiver quase na hora da próxima dose, deverá pular a dose esquecida.

Laboratório

Ativus Farmacêutica Ltda.

Ativus Farmacêutica Ltda.: Rua Fonte Mécia, nº 2050 CEP 13273-900, Caixa Postal 489, Valinhos – SP, CNPJ: 64.088.172/0001-41 – Indústria Brasileira; – http://www.ativus.com.br/; – ativus@ativus.com.br; – SAC: 0800 771 20 10 

Dizeres Legais:

M.S: 1.1861.0102 – Resp. Farm.: Dra. Amanda Públio da Silva

Outros medicamentos com o mesmo efeito do Senan podem ser Agiolax, Leite de Magnésia, Novolax e Cáscara Sagrada.

User Review
0 (0 votes)
Categorias: Bulas
Posts Relacionados
Leave a Comment

Este site usa cookies.