A candidíase crônica é caracterizada pela ocorrência de 4 ou mais episódios de infecções por espécies de Candida sp. no mesmo ano.
Geralmente, a candidíase torna-se crônica quando o que a causa não é eliminado, sendo uma situação geral nos casos de baixa imunidade.
A candidíase crônica pode intercorrer tanto em mulheres quanto em homens e provocar sintomas tanto na região oral quanto na região genital, como prurido, dor e vermelhidão da região genital. Saiba como identificar a candidíase nos homens.
A candidíase crônica tem tratamento quando é verosímil expelir a sua razão e, por isso, o paciente deve fazer o tratamento recomendado pelo médico.
Como é feito o tratamento para candidíase crônica
O tratamento para candidíase crônica deve ser iniciado com a pesquisa pela motivo da infecção, para que depois possam ser receitados remédios adequados ao cada caso.
Normalmente o tratamento para a candidíase é feito com comprimidos e, mais frequentemente pomadas, e é capaz de varar os sintomas ocasionados pela infecção, sendo considerada uma tratamento superficial, pois não identifica o motivo, podendo possuir novos episódios de candidíase.
Assim, o tratamento para a candidíase envolve tanto o uso de medicamentos quanto uma melhora dos hábitos alimentares e de vida, porquê:
- Diminuir o consumo de doces, pois o açúcar favorece o propagação do fungo;
- Aumentar o consumo de provisões mais nutritivos e que ajudem a expulsar a Candida;
- Evitar usar roupas muito apertadas;
- Realizar a saneamento da região íntima de maneira adequada;
- Secar muito a região íntima;
- Praticar atividades físicas.
O tratamento medicamentoso para a candidíase é o uso do antifúngico Fluconazol oral por 6 meses 1 vez por semana ou de conciliação com a orientação médica.
Tratamento proveniente
Uma opção de tratamento originário para a candidíase é o banho de assento com bicarbonato, pois promove o estabilidade do pH da vagina, impedindo a proliferação das espécies de Candida sp.
Além do banho de assento, podem ser consumidos víveres com probióticos, tipo iogurte, que tem uma vez que objetivo reconstituir a flora vaginal, por exemplo, aumentando a concentração dos microrganismos que mantém a saúde do órgão vaginal.
Saiba quais são os melhores remédios caseiros para candidíase.
Sintomas da candidíase crônica
A candidíase crônica pode sobrevir tanto no varão quanto na mulher e os sintomas são os mesmos apresentados no primeiro incidente de candidíase, uma vez que:
- Irritação e prurido na região genital;
- Dor durante o contato íntimo;
- Corrimento branco;
- Placas esbranquiçadas no pênis
Além da região genital, as espécies de Candida podem provocar sinais e sintomas na região bucal, uma vez que:
- Placas esbranquiçadas na boca, língua e goela;
- Dor ou ardência ao engolir.
O diagnóstico do candidíase crônica, geralmente, é feito através da estudo dos sintomas pelo ginecologista, no caso da mulher, do urologista, no caso do varão, ou do pediatra, no caso do bebê e da moço.
Candidíase crônica na gravidez
A candidíase crônica na gravidez pode surgir mais frequentemente, porque neste período a mulher sofre várias alterações que podem enfraquecer o sistema imune ou modificar o pH da vagina, tornando mais fácil o desenvolvimento de candidíase.
O tratamento para candidíase crônica na gravidez deve ser iniciado o mais rápido provável sob indicação do ginecologista ou obstetra, de forma a evitar a transmissão para o bebê durante o parto.
Outrossim, para evitar o surgimento de vários episódios de candidíase, a prenhe deve utilizar roupa de algodão pouco apertada e ter boa higiene corporal e vocal.