10 sintomas médicos que as Mulheres não devem ignorar

As mulheres estão sempre se esforçando para fazer o melhor em sua vida familiar e profissional, e o que acontece? Muitas vezes existe uma negligência relacionada a saúde por parte delas. Por serem muitas vezes o pilar da família, tendem a ignorar suas dores, desconfortos e fadigas, que por sua vez acabam tendo mais tarde consequências graves sobre a sua saúde.

As mulheres de hoje precisam dar a sua saúde a devida importância para permanecerem saudáveis e aptas para seu próprio bem como suas de suas famílias. Lembra do pilar?

Quando as mulheres começam a prestar atenção no seu corpo e notam algo estranho, diferente e imediatamente procuram o seu médico, a chance de muitas doenças serem diagnosticadas precocemente e o tratamento adequado ser inciado a tempo de evitar resultados graves ou até mesmo fatais .

Elas precisam entender os sinais que seu corpo apresenta de uma forma completa para que com isso possam cuidar bem de si mesmas.

Os problemas de saúde entre as mulheres não só afetam sua beleza e corpo, mas também a sua capacidade de ter filhos e cuidar de sua família entre outros.

Vejamos os mais importantes sinais.

sinais-mulher-q-n-pode-ignorar

  1. Constante fadiga e cansaço

Mesmo com um número esmagador de responsabilidades para cuidar, exaustão e cansaço é algo que uma mulher não deve ignorar de forma alguma.

Se você ficar cansado, várias vezes, devido a uma agenda lotada e sentir se com as energias restauradas novamente após o descanso apropriado, então isto não é um grande coisa. No entanto, se a fadiga tornou-se uma parte regular de sua vida, pode ser um caso clássico da síndrome da fadiga crônica.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a síndrome da fadiga crônica é quatro vezes mais comum em mulheres do que homens.

Fadiga constante também poderia ser um sinal de um problema médico. Existem várias condições médicas associadas à fadiga, incluindo depressão, insuficiência do fígado, anemia, cancro, insuficiência renal, doença cardiovascular, doença da tiroide, apneia do sono e da diabetes.

Um estudo de 2008 publicado no American Journal of Physiology – Regulatory, Integrative e Comparative Fisiology, indica que a fadiga é mais predominante nas mulheres do que homens.

Além disso, as diferenças em fadiga entre homens e mulheres dependem tanto da presença de testosterona e a ativação de ASIC3, que é uma proteína de canal de íons ativado por ácido.

Se você costuma se sentir cansada, uma visita ao seu médico pode ajudar a identificar a causa.

  1. Novas Pintas

Seja ele homem ou mulher, todo mundo tem pintas em sua pele. Em média, a maioria das pessoas têm pelo menos 10 pintas e podem aparecer em qualquer parte do corpo. As mulheres em particular devem prestar atenção em suas pintas, como mudanças nas mesmas podem estar associadas com melanoma.

Um estudo 2015 publicado no British Journal of Dermatology que analisou 3.594 gêmeos e constatou que as mulheres com mais de sete pintas em seu braço direito eram nove vezes mais propensas a ter mais de 50 pintas em todo o seu corpo. Um maior número de pintas significa um maior risco de melanoma.

As mulheres devem estar cientes dos ABCDE do melanoma, que é recomendado pela Fundação do Câncer e da Academia Americana de Dermatologia da pele para ajudar a detectar um problema.

Ele fornece uma maneira fácil de lembrar o que procurar ao verificar as pintas em seu corpo. Tome nota das pintas que têm:

Auma forma assimétrica

Bbordas irregulares

Cmudou de cor

Dmudou de diâmetro

Eevoluiu ao longo do tempo, aumentando de tamanho ou sangramento.

Você também não deve ignorar um novo local se você conseguir um. Estas são todas as razões para ter uma toupeira avaliada por um especialista.

  1. Nódulos mamários

Qualquer tipo de vermelhidão, inchaço ou caroço em um ou ambos os seios pode ser sinal de câncer de mama. De acordo com a American Cancer Society, o sintoma mais comum de câncer de mama é um novo nódulo ou massa.

Enquanto, um nódulo duro indolor com bordas irregulares é mais provável de ser cancerígeno, até mesmo um  nódulo macio ou arredondado que é doloroso pode ser cancerígeno.

Junto com caroços, inchaço ou descoloração (manchas roxas ou vermelhas) podem ser sinais de câncer de mama inflamatório.

Além do cancro, nódulos da mama e outros problemas podem ser devido a alterações hormonais no corpo, uma infecção da mama ou necrose de gordura (tecido danificado). Assim, qualquer tipo de nódulo, inchaço ou dor no peito precisa ser verificado por um médico.

O National Cancer Institute recomenda que mulheres com mais de 40 façam uma mamografia a cada 1 a 2 anos para detectar sinais de câncer de mama precoce.

  1. Dor No Peito ou Desconforto

Qualquer tipo de dor ou desconforto no peito nunca deve ser desconsiderada, pois pode indicar doença cardíaca, uma das principais causas de morte em mulheres.

Cerca 43 por cento de todas as mortes de mulheres nos Estados Unidos são devido a problemas cardiovasculares, e mesmo assim boa parte das mulheres ainda ignora a dor no peito ou atribuí a mesma a azia ou indigestão e isto contribui para um diagnóstico tardio de doença cardíaca.

As mulheres são frequentemente diagnosticadas com doença arterial coronariana em uma idade muito mais avançada comparado aos homens. Antes da menopausa, o hormônio feminino estrogênio ajuda a manter níveis adequados de colesterol “bom” (HDL), o que é importante para a saúde cardiovascular.

Mas, após a menopausa, os ovários param de produzir estrogênio. Assim, as mulheres tornam-se mais susceptíveis a doenças cardíacas após a menopausa, devido ao nível mais baixo de estrogénio no corpo.

Junto com dor no peito, se você sentir fraqueza, ondas de calor, falta de ar, suores frios e dor no braço esquerdo ou no ombro, consulte um médico imediatamente.

  1. Sangramento Vaginal após a menopausa

Sangramento vaginal de qualquer tipo depois da menopausa não é normal. Pode ser inofensiva, mas pode ser um indicador precoce de câncer, incluindo o câncer endometrial e sarcoma uterino, bem como o câncer do colo do útero ou na vagina.

Outras causas importantes de sangramento vaginal após a menopausa incluem afinamento do tecido que reveste o útero, miomas uterinos e pólipos, infecção do revestimento uterino, trauma pélvico e hiperplasia endometrial.

A causa de sangramento pós-menopausa pode ser inteiramente inofensivos. No entanto, você não deve se sentir constrangido ao procurar o seu médico, às vezes pode ser muito grave e avaliação antecipada pode ser fundamental.

Na verdade, qualquer tipo de mudanças em seu ciclo mensal, tais como hemorragia muito forte, sangramento que dura mais tempo do que o normal e sangramento que ocorre após a relação sexual ou entre períodos, deve ser relatado ao seu médico.

  1. Dispareumia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, relação dolorosa ou dispareunia afeta 8-22% das mulheres em algum momento durante suas vidas, tornando-se assim um dos problemas de dor mais comuns enfrentados pelas mulheres.

Pode haver várias razões para este problema, incluindo a menopausa. Com a menopausa, o revestimento vaginal perde sua umidade normal e torna-se seca, causando dores.

Um estudo de 2008 publicado na dor de Pesquisa e Gestão relata que dispareunia é comum em mulheres na pós-menopausa, e não está necessariamente relacionada com o estatuto da menopausa, os níveis de estrogênio ou atrofia vaginal.

Mesmo o parto pode causar relações dolorosas. Um estudo publicado em 2015 BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynecology relata que a cesariana está associada a dor persistente durante ou após a relação.

Outras possíveis causas incluem cistos ovarianos, infecções do útero ou trompas de Falópio, o tecido da cicatriz de infecções antigas ou cirurgias, endometriose ou miomas.

  1. Perda ou ganho de peso sem motivo

A próxima vez que você subir na balança e notar uma ligeira variação em seu peso, não entre em pânico. Seu peso corporal pode variar em qualquer lugar de 1 a 2 kg por dia, em média, e isso é muito normal.

No entanto, quando a variação de peso é muito perceptível e ocorre sem fazer quaisquer alterações em sua dieta e sua rotina diária, fique alerta. Pode haver algo errado.

Perda de peso inexplicável e súbita ou ganho de peso de 5 kg ou mais pode ser um sinal de problemas como câncer (mais comumente ligados a cânceres de pâncreas, estômago, esôfago e pulmões), doença celíaca, diabetes, doença cardíaca, doença da tireoide, depressão, estresse, problemas digestivos, deficiências nutricionais, e retenção de líquidos.

Por vezes, as mudanças nos níveis de hormônios podem causar uma queda ou aumento do peso corporal. No entanto, em vez de você fazer suposições sobre o seu próprio peso, sempre procure consultar um médico para descobrir a causa subjacente.

  1. Dores de cabeça frequentes ou enxaquecas

É verdade que as mulheres são mais propensas a dores de cabeça e enxaquecas do que os homens. A dor de cabeça ocasional depois de um dia estressante é compreensível, mas dores de cabeça persistentes podem indicar certos problemas de saúde.

A dor de cabeça severa é um dos sinais de um acidente vascular cerebral, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Stroke. Na verdade, uma dor de cabeça também pode ser um sinal de alerta precoce de outros problemas de saúde graves, como pressão arterial elevada.

Um estudo 2013 apresentado na Academia Americana da Reunião Anual 65º Neurology observa que uma enxaqueca com aura (perturbações visuais) pode levar a um ataque cardíaco ou coágulos sanguíneos em mulheres.

Enxaqueca também piora à medida que as mulheres se aproximam da menopausa, de acordo com um estudo 2016 publicado Journal of Head and dor facial da American Headache Society.

Se você está tendo dores de cabeça súbitas ou frequentes, fale com o seu médico sobre as opções de alívio e para descartar a possibilidade de que as dores de cabeça não estão relacionadas a alguma condição subjacente.

  1. Desconforto abdominal com gaes ou inchaço

Se você está tendo desconforto abdominal súbito e você estufado e inchado a maioria dos dias em um mês, é motivo de preocupação.

De acordo com um relatório de 2007 divulgado pela Fundação do Câncer Ginecológico, inchaço, bem como comer com dificuldade e sentir dor pélvica ou abdominal são alguns sintomas iniciais de câncer de ovário.

Gases e inchaço também pode sinalizar síndroma do intestino inflamado, doença celíaca, síndrome do intestino irritável ou diverticulite, que precisa de ser diagnosticada e tratada em tempo útil para reduzir a necessidade de cirurgia.

Às vezes, dor abdominal pode até mesmo sinalizar uma apendicite, uma úlcera de estômago ou um problema de vesícula biliar.

Consulte o seu médico se você estiver enfrentando desconforto abdominal grave ou frequente ou qualquer alteração persistente dos hábitos intestinais, como diarreia leve com duração de uma semana, constipação que dura mais de uma ou duas semanas, vontade súbita de ter um movimento do intestino, diarreia com sangue ou de cor preta.

  1. Inchaço nas pernas

A gravidez é um fator comum relacionada com a acumulação de líquido e inchaço nas pernas.

No entanto, existem muitas outras condições de saúde subjacentes que podem causar inchaço nas pernas, incluindo edema periférico, doença renal crônica, cirrose, trombose venosa profunda, ruptura do tendão de Aquiles, bursite do joelho, osteoartrite, artrite reumatoide e um tornozelo torcido.

Inchaço numa perna também pode significar um coágulo de sangue, o que é ainda mais perigosa se ​​não tratada. Um coágulo de sangue pode viajar através de suas veias até seus pulmões, cortando seu suprimento de oxigênio e, finalmente, levando a um ataque cardíaco.

Se você tiver inchaço nas pernas, sem qualquer razão conhecida, consulte o seu médico. Junto com o inchaço, vermelhidão ou bolhas nos pés precisa ser analisada por um médico com urgência.

Fonte: Fonte

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.